Sucos na Terapia Gerson são um aspecto crítico da terapia em fornecer o máximo de vitaminas, minerais, enzimas, fitoquímicos e outros nutrientes essenciais para cura, juntamente com ingestão adequada de líquido.
Freqüentemente nos perguntam por que os pacientes não podem simplesmente comer comidas ao invés de fazê-las em forma de suco, considerando que não há fibra contida no suco e, invariavelmente, alguns nutrientes são perdidos no processo de extração de suco.
Por que não posso simplesmente comer comida sólida?
Primeiramente, um paciente típico da terapia Gerson vai ingerir treze copos de 230mL, aproximadamente três litros de suco diariamente! Este afluxo tremendo de líquidos fornece o equivalente nutricional de quase oito quilogramas de comida por dia. O consumo dessa quantidade de comida numa base diária seria impossível.
Em segundo lugar, pacientes sofrendo de doenças degenerativas quase sempre têm dificuldade de ingerir e digerir comida apropriadamente. Isto pode ser resultado da toxicidade, mau funcionamento do sistema digestivo, uma diminuição da produção de ácido no estômago, ou uma variedade de outras causas. Esta fraqueza digestiva é a mesma razão pela qual muitos pacientes têm dificuldade em digerir e absorver suplementos de vitaminas e minerais em forma de pílulas ou cápsulas.
O experimento químico do Dr. Gerson mostrou que sucos frescos de comida crua fornecem a maneira mais fácil e mais efetiva de propiciar uma nutrição de alta qualidade, e o mais importante, com os melhores resultados clínicos.
Necessidade de adesão estrita ao protocolo
Nós continuamos a avaliar os efeitos dos sucos, a considerar outros sucos e seus produtos e procurar maneiras tanto para elevar o processo de cura quanto para minimizar dificuldades na prática da terapia. Até agora não encontramos nenhuma forma de reduzir, substituir ou eliminar os sucos, ou da necessidade de prepará-los no momento do consumo. Somos relutantes a mudanças sem um entendimento completo dos processos fundamentais, e é difícil justificar arriscando vidas por causa de experimentos quando se tem o protocolo que tem sido extremamente eficiente no tratamento e na cura de doenças degenerativas.
Como os sucos aumentam a cura
Nós não compreendemos claramente o processo de como exatamente os sucos elevam a cura, a não ser pelas vitaminas, minerais, enzimas e suplementação mineral que eles obviamente fornecem. A suplementação de nutriente sozinha provavelmente não é suficiente para explicar por que há uma diferença entre sucos consumidos imediatamente após a preparação daqueles consumidos várias horas depois. Certamente oxidação causa perda de determinadas vitaminas e enzimas. Tem havido muita discussão sobre a atividade das enzimas nos sucos quando eles são frescos, e a importância destas enzimas em numerosas funções bioquímicas. Contudo, as enzimas são imediatamente destruídas quando em contato com o ácido estomacal.
Por que os sucos sempre têm que ser frescos?
O que faz diferença na resposta de cura entre o suco fresco e o suco guardado por algumas horas? Uma possibilidade é que algumas das enzimas presentes no suco fresco são absorvidas diretamente nas membranas mucosas na boca e no esôfago, antes de chegarem ao estômago. Esta teoria é confirmada pela observação de pacientes que, alimentados através de sonda gástrica e estomacal, não respondem favoravelmente à Terapia Gerson. Outra possibilidade, da literatura médica esotérica (abordando energia humana e de plantas) é que há uma “força vital” da planta presente nos sucos feitos na hora, e que esta “força vital” afeta o paciente e promove a cura a nível energético, ou físico, ao invés de nível celular/bioquímico. Nós temos poucas evidências para sustentar ambas as teorias, porém não queremos descartar nenhuma possibilidade que nos dê maior entendimento. Em adição à suplementação nutricional, os sucos também servem, em virtude do seu alto teor de líquido, para ajudar na limpeza dos rins. Embora o processo ocorra, é importante reconhecer que a cura que vem como resultado da ingestão de sucos frescos é consistente, e foi validado. Isto juntamente com os resultados positivos em longo prazo que regularmente observamos, é, em nossa opinião, razão suficiente para seguir as diretrizes originais de Gerson a este respeito.