O desjejum é composto de:
• 1 copo de suco de laranja (de qualquer tipo/ inclusive grapefruit)
• 1 porção grande de mingau, com uma fruta cozida e um pouco de mel (opcional)
• Pão de centeio integral orgânico, sem sal (opcional - depois de comer os demais itens)
Almoço e jantar correspondem a:
• 1 prato bem servido de salada crua com molho de salada permitido
• 1 prato de sopa
• Batata (assada, amassada ou cozida)
• 1 ou 2 vegetais quentes (cozidos ou assados)
• Fruta fresca, cozida ou assada de sobremesa
Procure variar os vegetais e frutas nas refeições, considerando cor, sabor, textura e tipo de preparo.
1.10 MÉTODOS DE COCÇÃO
A dieta alimentar da Terapia Gerson é desenhada para prover uma grande quantidade de nutrientes cruciais no processo geral de cura e reversão de problemas metabólicos. Por isso, o processo de cocção se torna uma parte importante a ser considerada, pois está diretamente relacionado à preservação ou perda de nutrientes durante o preparo das refeições. As principais recomendações quando se trata de pratos quentes são:
• Fogo baixo
• Panelas de fundo grosso e bem tapadas
• Difusor de calor para as chamas
• Nenhuma ou a mínima adição de água no processo (com exceções é claro, para alguns casos como no cozimento de batatas, alcachofras e milho, por exemplo)
Além do foco na preservação dos nutrientes, toda essa condução cuidadosa da cocção dos alimentos tem também o objetivo e deixar os alimentos macios e tenros para facilitar a digestão, principalmente nos casos de pessoas com um sistema digestivo enfraquecido. O cozimento rápido, demanda calor excessivo, o que resulta na ruptura das células do alimento, fazendo com que os minerais saiam de sua composição coloidal e se tornem mais difíceis de absorver.
Além do fogo baixo relativo à regulagem da chama, do difusor de calor e da panela com fundo grosso podemos ainda colocar no fundo da panela rodelas de tomate, fatias de maçã, rodelas de cebola ou folhas de espinafre para gerar líquido de cozimento sem adição de água. Em alguns casos esse procedimento ajuda também no sabor. Somente no caso do espinafre é que não devemos aproveitar todo o líquido do cozimento pois ele contém muito ácido oxálico, devendo ser descartado. No mais, podemos lançar mão desta prática para cozinhar os alimentos em geral.
Quando se fizer necessário cozinhas os alimentos em água fervente, isso deve ser feito com fogo baixo e panela bem tapada.
O processo de assar ao forno também deve ser lento, em temperaturas mais brandas, em torno de 90 graus célsius. Se for indicado cobrir o alimento dentro do forno, não usar papel alumínio e sim papel manteiga.
Variações nos pratos quentes:
Para conseguir variar o cardápio do almoço e do jantar, procurar mesclar cor, textura e métodos de cocção.
Exemplo: batata assada + verdura no bafo + legume cozido
Variações nas saladas cruas:
Abuse de todos os tipos de alface e das hortaliças em geral. Praticamente todas são permitidas (exceção do espinafre cru, folhas da mostarda, folhas da cenoura).
Abuse também das marinadas à base de limão ou vinagre e ervas para temperar os legumes e folhas cruas.
Os molhos também ajudam a deixar tudo mais apetitoso e nesse caso é permitido usar suco de laranja, açúcar mascavo (como tempero), iogurte, purê de maçã e sobras da sopa Hippocrates e outras sobras como base da preparação dos molhos.