Gostaríamos de brevemente reiterar o propósito de enemas de café, pois muitas pessoas novas na Terapia perguntam, e também como um lembrete para os “veteranos” para como explicar isto para outras pessoas.
Enemas de café são uma parte vital do processo de desintoxicação da Terapia Gerson. O objetivo do enema é remover toxinas acumuladas no fígado e remover radicais livres da corrente sanguínea. Nos anos 20, dois professores alemães testaram os efeitos de cafeína infundida em ratos. Eles descobriram que a cafeína viaja através da veia hemorroidal e o sistema portal para o fígado, abre os dutos da bílis e permite que o fígado libere a bílis, que contem toxinas. A teobromina, teofilina e a cafeína contidas no café dilatam os vasos sanguíneos e os dutos da bílis, relaxam os músculos lisos e aumentam o fluxo da bílis.
Doutores da Universidade de Minnesota mostraram que o café administrado via retal também estimula um sistema de enzima no fígado chamado glutationa-S-transferase em torno de 600-700% acima dos níveis de atividades normais. Esta enzima reage com radicais livres (que danificam as células) na corrente sanguínea e os deixa inertes. Estas substâncias neutralizadas são dissolvidas na bílis, liberadas através do fluxo da bílis do fígado até a vesícula biliar e são excretadas através do trato intestinal. Um paciente Gerson mantém o enema no cólon de 12 a 15 minutos. Durante este tempo, o fornecimento de sangue inteiro do corpo passa pelo fígado 4-5 vezes, carregando venenos adquiridos nos tecidos. Portanto, o enema age como uma forma de diálise do sangue através da parede intestinal.
O propósito do enema de café não é limpar o intestino, porém o litro de água no enema estimula a peristalse do trato intestinal. A porção de água também dilui a bílis e aumenta o fluxo biliar, lavando, assim, a bílis tóxica (carregada de toxinas pelo sistema de enzima glutationa-S-transferase) para fora do intestino.
Um paciente lindando com uma doença degenerativa crônica, ou uma doença aguda, pode alcançar os benefícios abaixo a partir da diminuição de toxinas no soro sanguíneo, alcançados pela aplicação regular de enemas de café:
1. Aumento da produção de energia celular
2. Melhora na saúde do tecido
3. Melhora na circulação sanguinea
4. Melhor imunidade e reparação tecidual e
5. Regeneração celular
Ademais, enemas de café ajudam a aliviar a dor, náusea, tensão nervosa geral e depressão.
Referências: A Cancer Therapy: Results of Fifty Cases by Dr. Gerson, Healing the Gerson Way by Charlotte Gerson , e Liver Detoxification with Coffee Enemas by Morton Walker, DPM extraído da edição de Julho de 2001 do Townsend Newsletter.